Tratamentos: Prevenção de Cáries e Má Oclusão
Prevenção de cáries

Prevenção de Cáries e Má Oclusão

O acompanhamento odontológico é parte importante da manutenção da saúde bucal e do bem-estar da criança. Bons hábitos de higiene e visitas periódicas ao odontopediatra possuem um papel fundamental na prevenção de doenças dentárias, além de ajudar no diagnóstico precoce de outros problemas.

A infância é um período que exige uma atenção especial. Além da presença da dentição decídua (de leite), que é mais suscetível à cárie, é nessa fase que uma série de mudanças ósseas e dentais acontecem, sendo todas elas necessárias para que a face e funções como a mastigação, respiração, deglutição e fonação se desenvolvam em equilíbrio.

Por isso, as consultas periódicas são importantíssimas não somente para a prevenção de cárie e outras doenças dentárias, mas também para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das arcadas em conjunto com o corpo evitando que se instale uma má oclusão (mordida errada).

As visitas de rotina também fazem com que a criança se acostume e crie um vínculo afetivo e de confiança com o odontopediatra, despertando atitudes positivas e evitando fobias relacionadas à odontologia (medo de dentista).

 

Quando iniciar o acompanhamento preventivo?

O trabalho de prevenção deve se iniciar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes, ainda no primeiro ano de vida da criança. A primeira visita ao odontopediatra tem como objetivo avaliar a boca do bebê como um todo, freios labiais e lingual e estruturas bucais em geral.

Esta visita também possui um caráter informativo, na qual os pais ou responsáveis são orientados a respeito do uso de chupeta, mamadeira, do hábito de chupar o dedo, bem como a respeito dos futuros hábitos alimentares, de como realizar a higienização bucal antes e depois do nascimento dos dentes, entre outros.

A partir deste momento o acompanhamento odontológico periódico é feito de forma individualizada, respeitando as fases de desenvolvimento e as necessidades específicas de cada criança até que a dentição permanente se estabeleça completamente.

Mesmo os pacientes sem histórico de doenças dentárias e livres de queixas, devem fazer, no mínimo, duas visitas ao dentista durante o ano.

A cada consulta preventiva, além de realizar a profilaxia (limpeza) e os exames clínicos de rotina, o especialista pontua o que deve ser melhorado e faz orientações que devem ser praticadas em casa, no dia a dia, com o objetivo de prevenir e controlar a atividade da doença cárie, entre outras.

A Odontologia Cecília Abrahão possui uma equipe formada por odontopediatras com vasta experiência profissional e com capacitação em várias especialidades, o que possibilita um atendimento integral, seguro e de alta performance.

O sorriso do seu filho merece o melhor tratamento! Clique aqui e agende uma consulta.

Agende uma consulta

Assim que receber sua solicitação nossa
equipe retornará informando as datas e o horários disponíveis de acordo com
as suas preferências.

Agende uma consulta ou tire suas dúvidas

Vamos falar sobre o tratamento do seu filho?

Garanta um tratamento eficaz e seguro para seu pequeno. Entre em contato conosco.

Se preferir, ligue: (61) 3326-7900 | (61) 98184-3345
Se preferir, ligue:
(61) 3326-7900 | (61) 98184-3345
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?